Pré-Eclâmpsia: doença silenciosa que pode induzir ao parto precoce
A pré-eclâmpsia afeta cerca de 150 mil gestantes no Brasil anualmente. Ela é uma condição que se caracteriza por pressão arterial elevada e pode se manifestar após a 20ª semana de gestação. Além disso, pode ser silenciosa, muitas vezes sem sintomas visíveis.
Os principais sinais incluem inchaço dos membros, ganho de peso repentino, dores de cabeça severas, alterações na visão, dor abdominal superior, náusea, vômito, redução da urina e falta de ar.
Já entre os fatores de risco estão a hipertensão arterial crônica, primeira gestação, diabetes, lúpus, obesidade, histórico familiar, gravidez após os 35 anos, ou antes dos 18, e gestação gemelar.
O diagnóstico precoce é fundamental e envolve a medição da pressão arterial, exames laboratoriais para verificar proteínas na urina e níveis de plaquetas, além de ultrassonografia para avaliar o bem-estar do feto. Geralmente é necessário o uso de medicamentos para controlar a pressão. Se não tratado, o problema pode evoluir para eclâmpsia, uma condição ainda mais perigosa.
O acompanhamento pré-natal rigoroso e a adesão às recomendações médicas são essenciais para prevenir a evolução da doença.
Agende sua consulta com o ginecologista no Hospital São Silvestre!
Hospital São Silvestre
Contato:
WhatsApp:
Endereço:
Avenida das Nações, Nº 616, Área 03, Bairro Vera Cruz, Aparecida de Goiânia, Go.
Atendemos:
- Particular
- Unimed
- Ipasgo
- Caesan
- Mais saúde
- Imas
- Hapvida
- Amil
- Vivacom
Conheça as especialidades que atendemos:
- Neurocirurgia
- Urologia
- Cardiologia
- Dermatologia
- Cirurgia Geral
- Ginecologia e obstetrícia
- Pediatria
- Radiologia e diagnóstico por imagem
- Clínica médica
- Ortopedia e traumatologia
- Cirurgia do aparelho digestivo
- Cirurgia bariátrica
- Infectologia
- Medicina intensiva